top of page

Transplante Penetrante: A visão volta a 100% com Lente de Contato

Se você passou por um transplante penetrante e não conseguiu alcançar 100% da visão, as lentes de contato podem ser a solução. Meu nome é Tiago César, sou médico oftalmologista em Belo Horizonte, especialista no tratamento de ceratocone, e trabalho na Ampla Oftalmologia, uma clínica especializada na adaptação de lentes de contato.


Hoje, quero conversar sobre um tema importante: muitas vezes, pessoas passam pelo transplante penetrante por diferentes motivos, como úlceras, acidentes, cicatrizes ou, o mais comum, ceratocone avançado. Esse procedimento costuma ser bem-sucedido, com muitos pacientes alcançando uma excelente visão, muitas vezes sem a necessidade de óculos ou lentes de contato. Porém, em alguns casos, uma correção adicional com óculos ou lentes é necessária.


O transplante penetrante substitui todas as camadas da córnea, inserindo um enxerto que é fixado por suturas. Essas suturas são gradualmente removidas ao longo do tempo. Entretanto, a área do transplante pode resultar em irregularidades que comprometem a visão perfeita, e o uso de óculos pode não ser suficiente para corrigi-las.


As lentes de contato, especialmente as corneanas e esclerais, podem oferecer excelente visão para pessoas com irregularidades corneanas, incluindo aquelas que passaram por um transplante penetrante. Ao contrário das lentes gelatinosas, que se moldam à superfície irregular da córnea sem corrigir a irregularidade, as lentes corneanas e esclerais corrigem a curvatura irregular, restaurando a visão de 100%.


Se você fez um transplante e ainda apresenta irregularidades corneanas, essas lentes podem ser a solução, desde que não haja outros problemas oculares. Cada caso é único, portanto, é importante procurar um oftalmologista especializado em lentes de contato para avaliar o melhor tratamento para você.

 
 
 

Kommentare


bottom of page